Quais as vantagens de um deionizador de água?

Quais as vantagens de um deionizador de água?

Assim como acontece em outras atividades humanas, a água também é um elemento essencial nos processos laboratoriais. Todavia, para estar em condições de uso, é preciso que o líquido atenda a uma série de requisitos que atestem sua qualidade, especialmente quanto a purificação.

Ao encontro dessa necessidade, o blog da Up vai explicar qual a utilidade e como funciona um deionizador de água. Continue a leitura para entender por que esse equipamento é tão importante!

O que faz um deionizador de água?

Um deionizador de água é um equipamento utilizado com a finalidade de obter uma água quimicamente pura, cuja principal função é extrair os componentes químicos nocivos presentes, como metais pesados, cloro e amônia.

O seu funcionamento é semelhante ao de um filtro comum, mas o equipamento se destaca por sua alta capacidade de filtragem. Esse equipamento para obter indicadores absolutamente precisos quando se faz a análise da água.

Para extrair todas as impurezas que contaminam a água, o deionizador é composto por dois sistemas. O primeiro deles funciona a base de carvão ativado, ao passo que o segundo funciona a partir de uma troca entre resinas iônicas e aniônicas.

Quais são as vantagens em utilizar esse equipamento?

Um deionizador de água é um equipamento largamente utilizado em laboratórios clínicos, químicos, além de estabelecimentos que atuem no controle de qualidade e indústria de cosméticos ou que estejam ligados a atividade de galvanoplastia, nome que se dá ao processo de revestimento de uma peça metálica para protege-la contra a corrosão.

Entre as principais características de um deionizador de água, destacam-se a sua extrema eficiência: o equipamento é projetado para atender as mais diversas necessidades industriais relacionadas ao processo de purificação da água.

Finalmente, é válido ressaltar que o índice de purificação da água pode chegar a 95% após sair pela mangueira de gotejamento. Da mesma maneira, é possível assegurar que toda a água bruta utilizada no início do processo será reaproveitada.

Qual a diferença entre o destilador e o deionizador de água?

A essa altura, você deve estar se questionando o que diferencia os processos de destilação e a deionização de água. Em ambos os casos, o líquido é submetido a um processo de purificação, mas quais as diferenças entre eles?

A destilação é um processo que se inicia quando a água é inserida em um compartimento e, em seguida, aquecida. O vapor é transferido para outro tubo, ao passo que os outros componentes da água ficam retidos nessa etapa inicial. Uma de suas desvantagens se deve ao fato de que é necessário utilizar um grande volume de água comum para obter uma quantidade significativa de água destilada.

Já o deinonizador de água é um equipamento onde a purificação acontece em colunas de troca iônica, liberando resinas que removem os cátions e anions. Esse é um equipamento que não requer um alto investimento para a sua implantação, além de ser energeticamente eficiente.

Entendeu quais são as características e vantagens de um deionizador de água? Se precisar de mais informações sobre esse produto, entre em contato conosco. Até a próxima!

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Olá! Entre em contato conosco via whatsapp por aqui.